Clob-x Shampoo 0,05% 125ml
Comprar Clob-x Shampoo 0,05% 125ml com melhor preço e entrega em todo o Brasil. Conheça todas as apresentações de Clob-X na categoria Anti-Inflamatórios.
Para que serve Clob-X Shampoo
Este medicamento é destinado ao tratamento de psoríase e ao tratamento da dermatite seborreica, moderada a grave do couro cabeludo, quando associado ao uso de shampoo de cetoconazol.
Como o Clob-X Shampoo funciona?
Clob-X é um corticosteroide tópico. Quando aplicado sobre a pele, o produto diminui a vermelhidão, coceira e inflamação provocadas por algumas doenças que causam inflamação na pele.
Como Usar Clob-X Shampoo
Tratamento da psoríase
Utilize o medicamento uma vez ao dia.
Tratamento da dermatite seborréica, em fase aguda (em crise)
Utilize o Clob-X Shampoo duas vezes por semana, alternando com shampoo de cetoconazol, 2 vezes por semana, por 4 semanas.
Ou utilizar conforme critério médico.
Afaste o cabelo, de forma que seja exposta a área afetada do couro cabeludo ainda seco (não úmido). Posicione o frasco sobre a lesão. Aplique uma pequena quantidade do shampoo sobre a lesão, deixando o produto fluir naturalmente do frasco (apertar ligeiramente o frasco), evitando qualquer contato do produto com a pele da face, olhos e lábios. Em caso de contato, enxaguar com bastante água. Aplicar apenas quantidade suficiente para formar fina camada sobre a área afetada.
Espalhe o produto de forma a cobrir toda a lesão com uma camada fina e uniforme. Massageie ligeiramente sobre a lesão e repita o procedimento em outras lesões adicionais.
Minimizar o contato com as áreas do corpo não afetadas e lavar as mãos após a aplicação.
Deixe o shampoo de propionato de clobetasol no local por 15 minutos no couro cabeludo seco. A seguir adicione água, esfregue para formar espuma e enxágue com bastante água todo o couro cabeludo e partes do corpo que entraram em contato com o shampoo (por exemplo: mãos, face, pescoço e ombros). Evite o contato com olhos e lábios e com áreas do corpo não afetadas. Para a indicação de dermatite seborreica, nos dias de utilização do shampoo de cetoconazol, aplicar no couro cabeludo molhado, e deixar agir por 5 minutos. Enxaguar abundantemente.
Apesar de não ser necessário, pode-se utilizar algum outro shampoo não medicinal para lavar o cabelo.
O produto somente deve ser usado por curtos períodos e sob est rito acompanhamento médico. O produto não está recomendado em tratamento superior a quatro semanas consecutivas (a extensão do tratamento deve acontecer sob orientação e acompanhamento médico). O tratamento deve ser interrompido quando houver melhora da psoríase. Se não houver melhora após quatro semanas, procure seu médico para nova avaliação clínica.
A área tratada não deve ser coberta, devendo ocorrer a oclusão somente sob orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Clob-X Shampoo?
Se você se esquecer de aplicar o produto, volte a aplicar normalmente no dia, não sendo necessária uma aplicação extra.
Contraindicação de Clob-X Shampoo
O produto não deve ser usado em caso de alergia aos componentes da fórmula.
O produto está contraindicado em rosácea, acne e dermatite perioral; para áreas de pele afetadas por infecções bacterianas e micobacterianas, virais, fúngicas, parasitárias ou feridas ulcerosas. Não deve ser aplicado nos olhos e pálpebras (risco de glaucoma e catarata).
Precauções
O produto somente deve ser usado por curtos períodos e sob estrito acompanhamento médico. O produto não está recomendado em tratamento superior a 4 semanas consecutivas (a extensão do tratamento deve acontecer sob orientação e acompanhamento médico).
Pode ser observada hipersensibilidade aos corticosteroides.
A absorção sistêmica de corticosteroides tópicos (que afeta o corpo de forma generalizada) pode causar efeitos como a supressão adrenal reversível, resultando em diminuição da produção de corticoides produzidos em nosso organismo de modo reversível. As condições que aumentam a absorção sistêmica incluem uso sobre grandes superfícies, uso por tempo prolongado e adição de curativos oclusivos ou áreas sob oclusão (tampadas). Portanto, os pacientes que aplicam esteroides tópicos em grandes superfícies, por tempo prolongado ou em áreas sob oclusão devem ser avaliados periodicamente pelo seu médico. A dose não deverá exceder 46 mL por semana.
Os corticosteroides tópicos potencialmente induzem:
Efeito rebote pós-tratamento, recidiva, desenvolvimento de tolerância (taquifilaxia) e desenvolvimento de toxicidade local ou sistêmica como atrofia da pele, infecção (incluindo casos isolados de infecções sistêmicas), telangiectasia da pele ou supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.
A interrupção abrupta do tratamento pode levar a insuficiência adrenal aguda, especialmente em crianças.
Na presença de infecções dermatológicas, deve-se instituir o uso de agente antifúngico ou antibacteriano apropriado. Se não ocorrer resposta favorável imediata, o uso de propionato de clobetasol deve ser descontinuado até que a infecção tenha sido adequadamente controlada.
Certas áreas do corpo, tais como face, viril ha e axilas são mais propensas a desenvolver alterações tróficas após tratamento com corticosteroides.
Evite o contato do produto com os olhos e lábios, e em caso de contato enxágue abundantemente com água todas as partes do corpo que entraram em contato com o produto.
Psoríase
O produto não está recomendado em tratamento superior a quatro semanas consecutivas, quando utilizado diariamente (a extensão do tratamento deve acontecer sob orientação e acompanhamento médico). Para utilização duas vezes por semana, o tratamento não dever ultrapassar a seis semanas consecutivas.
Na presença de infecções dermatológicas, deve-se instituir o uso de agente antifúngico ou antibacteriano apropriado. Se não ocorrer resposta favorável imediata, o uso de propionato de clobetasol deve ser descontinuado até que a infecção tenha sido adequadamente controlada.
Dermatite seborreica
A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico e não deve exceder 4 semanas consecutivas. Após este período, e de acordo com critério médico, pode ser instituído tratamento de manutenção, com administração de cetoconazol 1 vez por semana.
População Especial
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Medicamento de uso tópico: não se espera que este medicamento afete a capacidade de dirigir e operar máquinas.
Gravidez
Este medicamento deve ser utilizado somente sob prescrição médica e após avaliação do risco/benefício para o paciente.
Amamentação
Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do se u médico, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis no bebê.
Composição
Apresentação
Shampoo, contendo 0,5mg de propionato de clobetasol por mL de produto. Embalagens contendo 30mL, 60mL e 125mL.
Composição
Cada mL do Shampoo contém:
Propionato de clobetasol |
0,5 mg |
Veículo | 1mL |
Veículo: álcool etílico, ácido cítrico monoidratado, betaína, poliquaternium-10, citrato de sódio di-hidratado, lauriletersulfato de sódio e água purificada.
Superdosagem
Em caso de superdosagem ou uso impróprio, os corticoesteroides tópicos devem ser descontinuados gradualmente, sob supervisão médica.
Mais informações
Código do produto: | 54253 |
Marca: | CLOB-X |
EAN: | 7897930761162 |
Tipo de Medicamento: | Novo |
Registro MS: | 1291600660100 |
Classe Terapêutica: | Corticoesteróides Tópicos Puros |
Princípio Ativo: | Propionato de Clobetasol |